A pandemia de COVID-19 tem afetado não apenas a saúde física das pessoas, mas também a mental. Conheça tirinhas incríveis que vão ajudar a preservar seu bem-estar mental.
Eu sei, os dias têm sido difíceis…
Para conseguirmos conter o novo coronavírus e, assim, vencermos a pandemia, precisamos cumprir com as recomendações de saúde. E muitos de nós, infelizmente, precisam ficar separados de quem amam.
Como se não bastasse, a solidão nos engole ao longo da quarentena e nos envolve com ansiedade e incertezas.
E quando pensávamos que somente a saúde física estava em risco, percebemos — por experiência própria — a pandemia corroendo nossa saúde mental. Arrastando nossa sanidade para o abismo.
Por esse motivo, separei 8 tirinhas incríveis que vão ajudar você a preservar a saúde mental na pandemia.
1 – Distantes, mas próximos.
Devido à COVID-19, precisamos evitar aglomerações, o que fez com que muitos de nós tivéssemos que se isolar de pessoas que amamos: pai, mãe, avós, amigos…
Embora a distância cause dor e solidão, você deve continuar nutrindo seus laços afetivos, pois eles ajudarão a proteger o bem-estar da sua saúde mental na pandemia. Além disso, lembre-se: sempre iremos morar nos corações de quem amamos.
2 – Ouça e seja ouvido.
Uma vez isolados em casa, preservar a saúde mental na pandemia vira um grande desafio. O silêncio se transforma em uma opressiva nuvem de ansiedade, contaminando nossa percepção da realidade.
Fuja disso o mais rápido possível.
Faça chamadas de vídeo com amigos, ligue para seus pais, envie mensagem para quem ama. Com isso, você se sente ouvido e ajudado ao mesmo tempo que também ouve e ajuda outras pessoas.
3 – Faça bom uso do tempo livre
Atividades escolares canceladas, viagens desmarcadas, trabalhos suspensos. Conforme o novo coronavírus parava o mundo, muitos de nós passamos a ter bastante tempo livre.
Por conta disso, nossas mentes acabaram extremamente vulneráveis ao tédio. E é quando passamos a desperdiçar o tempo livre mergulhados no mundo virtual, com os olhos vidrados em celulares, tablets, computadores.
Quer proteger sua saúde mental na pandemia? Faça bom uso do tempo livre. Ao invés de passar horas rolando o feed do Instagram/Facebook, bombardeado com notícias negativas sobre a pandemia, por exemplo, leia bons livros.
Fique à vontade: autoajuda, romance policial, receitas culinárias, política, filosofia, etc.
Leia também: Como aprender filosofia com quadrinhos: as 5 melhores opções + exemplos
4 – Seja prudente e diminua o tempo de pandemia.
A fim de diminuir o número de infectados e controlar a curva de contaminação, a Organização Mundial da Saúde deu diversas recomendações: distanciamento social, máscara, álcool em gel, etc.
Mas não apenas isso…
De forma prática, além de preservar sua saúde mental na pandemia, essas recomendações aumentam as chances de você poder abraçar quem você ama o mais rápido possível.
Se você tem avós (ou outras pessoas que fazem parte de algum dos grupos de risco) e deseja reencontrá-los logo sem correr o risco de infectá-los, seja prudente: siga as recomendações de saúde.
5 – Máscaras
Mesmo com recomendações, existem pessoas resistentes ao uso de máscaras. E quando as usam, fazem de modo irresponsável: máscara embaixo do queixo, pendurada na orelha…
Seja responsável — por você e pelas outras pessoas.
6 – Desligue sua mente do caos
Contaminação, solidão, luto, ansiedade: a pandemia chegou e nos arrancou a paz.
Os pensamentos negativos borbulham em nossas mentes. O desespero de familiares, amigos, vizinhos e desconhecidos encharcam nossos ouvidos. Como cuidar da saúde mental na pandemia, quando o mundo virou um caos?
Para proteger sua sanidade, fortaleça laços familiares, evite estar o tempo todo na internet e ocupe sua mente com coisas que gosta de fazer.
7 – Acalme-se…
Um mês se passou de pandemia. Depois dois. Depois seis. Depois um ano. E agora faz quase dois anos…
“Quando isso vai acabar?”
Com tanto sofrimento, tudo o que queremos é o fim desse caos. Queremos nossas vidas de antes. Nossos trabalhos. Nossas saídas com os amigos à noite. Nossos jantares em restaurantes. Nossos banhos de praia em sábados ensolarados.
Acalme-se: assim como superamos outras doenças ao longo da história humana com a ajuda da Ciência, também iremos superar a COVID-19.
8 – Proteja-se do pessimismo alheio
Como se não bastasse o medo devido à Covid-19, as pessoas pessimistas pioram o cenário.
Enquanto existem os que acreditam que o mundo voltará ao normal logo, outros espalham o pessimismo de que continuaremos nessa situação ainda por bastante tempo. Afaste-se dessas pessoas e proteja sua saúde mental na pandemia — ninguém precisa ser regado com negatividade.
Saúde mental na pandemia: uma boa notícia…
Após quase 2 anos de pandemia, o mundo tem finalmente começado a voltar à normalidade. Graças às vacinas, a taxa de mortes pelo novo coronavírus vem diminuindo em diversos países. Melhor ainda: existem países com zero casos.
Assim como a humanidade superou a Gripe Espanhola, a Gripe de Hong Kong e outras pandemias, também iremos superar a COVID-19. Mentalize isso e continue protegendo-se do vírus.
Você também pode se interessar por:
Como fazer transição de carreira: dicas para ter sucesso + inspirações com tirinhas.
Aproveite, também, para assinar a nossa newsletter, onde trazemos reflexões, novidades e tirinhas inéditas!
Quando foi a última vez que você deu um tempo para respirar fundo e olhar para dentro de si?




Imersos em rotinas cada vez mais aceleradas, deixamos de observar detalhes do cotidiano, de questionar comportamentos e de pensar, de verdade, sobre a vida.
Em meio a tudo isso, a coleção de livros Téo & O Mini Mundo surge como um abraço acolhedor que, ao mesmo tempo, entretém, encanta e provoca reflexões.

São três volumes com 271 tirinhas para ler, reler e se emocionar. Horas de leitura garantida para levar por onde você for e também para presentear pessoas queridas com afeto em forma de livro.



338 mil fãs no Instagram
Téo & O Mini Mundo são tirinhas desenhadas e coloridas a mão pelo quadrinista e aquarelista brasileiro Caetano Cury.
Estas pequenas histórias fazem o maior sucesso no mundo digital: já são mais de 338 mil fãs no Instagram!


Um alento para a alma e o coração
“No mundo da atualidade, onde alguns desenhos animados e histórias em quadrinhos enaltecem a violência sob efeitos especiais frios feitos por computador, Téo & O Mini Mundo nos mostra uma verdade quente por trás das pinceladas de aquarela. É um oásis, um alento para a alma e o coração.”
Marcelo Bonfá, artista plástico, bateria e compositor da banda Legião Urbana.

Um menino, uma borboleta filosófica e um microscópio para ver a vida

Na companhia de sua amiga, a borboleta Eulália, o menino Téo observa atento nosso Mini Mundo através de um microscópio e dispara reflexões filosóficas sobre o cotidiano, sobre as pessoas e sobre o seu próprio eu.
Juntos, eles protagonizam diálogos profundos, carregados de sensibilidade, traduzidos em palavras simples, mas que tocam corações e mentes de jovens e adultos.




“O desenho singelo, de traços econômicos e belas aquarelas, já é um convite à leitura. Mas é ao ler o texto que você está fisgado em definitivo”
Sidney Gusman, jornalista e editor da Mauricio de Sousa Produções


Além de Téo & Eulália, também aparecem outros personagens nas tirinhas Téo & O Mini Mundo, sempre transitando entre autoconhecimento, humor e amor.




Quem é o autor?
Caetano Cury é um jornalista, aquarelista e quadrinista brasileiro, de 39 anos.

Caetano foi apresentador e repórter da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Trabalhou também nas rádios BandNews FM e CBN de Ribeirão Preto-SP. Como repórter de rádio, ganhou o prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos.
Caetano mora hoje em Guaxupé-MG e se dedica em tempo integral à criação e divulgação de seus quadrinhos. Sempre que possível, participa de eventos literários em diferentes cidades brasileiras.

Disponíveis em 3 volumes, os livros da coleção Téo & O Mini Mundo são ideais para quem busca uma leitura que une observações profundas à leveza das histórias em quadrinhos.






Prêmios e indicações

2 vezes vencedor do Prêmio Angelo Agostini

Menção honrosa no Salão Internacional de Humor de Piracicaba

7 vezes indicado ao Troféu HQ Mix

Eleito um dos melhores quadrinhos de 2019¹ e 2022².

Sucesso no Catarse: o volume 3 atingiu mais 500% da meta inicial da campanha de financiamento coletivo.
¹ Lista anual do jornalista Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções e um dos maiores especialistas em quadrinhos do Brasil.
² Lista do Portal Central HQs, um dos principais canais de quadrinhos do Brasil.

Caetano Cury é a personificação do “menos é mais”. É a sofisticação da capacidade de síntese, da poesia do traço e da sinfonia de cores. E Téo & O Mini Mundo é essa ópera visual magnífica que te encanta e arrebata.
Daniel Miranda (NegroGeek), crítico de histórias em quadrinhos
Grandes reflexões dentro de pequenas tirinhas
As tirinhas de Caetano Cury já foram publicadas em diversos livros didáticos, provas e até no Enem.
As histórias são amplamente utilizadas em consultórios de psicologia como material de apoio durante as consultas.

Os quadrinhos também inspiram palestras e reflexões em outras áreas.
Recentemente, as tirinhas do Téo & O Mini Mundo foram tema de uma palestra inteira da professora Lúcia Helena Galvão, da Escola de Filosofia Nova Acrópole.



Compre agora a coleção e aproveite o desconto
A coleção inclui:
- 1 exemplar do livro Téo & O Mini Mundo – O LIVRO – 96 páginas com 121 tirinhas;
- 1 exemplar do livro Téo & O Mini Mundo – O Lugar do Outro – 120 páginas com 60 tirinhas;
- 1 exemplar do livro Téo & O Mini Mundo – Quentinho no Coração – 120 páginas com 90 tirinhas;




Sua satisfação ou seu dinheiro de volta
Se você, por qualquer motivo, quiser devolver os livros após a compra, é só acionar nosso atendimento ao cliente em até 7 dias corridos após o recebimento do pedido. Seu investimento será devolvido na íntegra.

Perguntas frequentes
Para qual idade o Téo & O Mini Mundo é indicado?
O Téo & O Mini Mundo pode ser lido por pessoas de qualquer idade, embora os livros não sejam direcionados para o público infantil. As tirinhas são mais facilmente compreendidas por jovens a partir de 12 anos e adultos, assim como as tirinhas Calvin & Haroldo e Mafalda que, apesar do traço simples e aparentemente infantil, trazem reflexões profundas por trás de cada historinha. Se você quiser conhecer um pouco mais o conteúdo dos livros antes de comprar, acesse o Instagram do Téo & O Mini Mundo e leia as tirinhas que já foram publicadas por lá.
O que é Téo & O Mini Mundo?
Téo & O Mini Mundo são tirinhas criadas pelo quadrinista brasileiro Caetano Cury. São pequenas histórias que abordam temas como autoconhecimento, humor e amor. A coleção reúne mais de 270 tirinhas que proporcionam uma pausa reflexiva no cotidiano acelerado.
Quem é o autor, Caetano Cury?
Caetano Cury é um jornalista, aquarelista e quadrinista brasileiro. Nascido em 1985, Cury ganhou prêmios como repórter de rádio e hoje se dedica integralmente à criação e divulgação de suas tirinhas em aquarela.
Como posso adquirir a coleção Téo & O Mini Mundo?
A coleção está disponível em três volumes: O Livro, O Lugar do Outro e Quentinho no Coração. Você pode adquiri-los agora com desconto clicando aqui.
Quais prêmios e reconhecimentos as tirinhas Téo & O Mini Mundo receberam?
As tirinhas Téo & O Mini Mundo receberam prêmios como o Angelo Agostini, menção honrosa no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e indicações ao Troféu HQ Mix. Além disso, foi eleito um dos melhores quadrinhos em 2019 e 2022.
As tirinhas de Téo & O Mini Mundo têm aplicações além do entretenimento?
Sim, as tirinhas já foram publicadas em livros didáticos, provas e até no Enem. Além disso, são utilizadas em consultórios de psicologia como material de apoio, inspiram palestras e reflexões em diversas áreas.
Téo & O Mini Mundo © 2025 | Todos os direitos reservados.