Téo & O Mini Mundo – O lugar do outro reúne tirinhas filosóficas em aquarela produzidas durante a pandemia. É a primeira publicação do jornalista Caetano Cury após deixar a carreira no rádio para se dedicar integralmente aos quadrinhos.
Para comprar o livro, clique aqui
São Paulo – 28/11/20
Foi lançado no dia 28 de novembro de 2020 o segundo livro das tirinhas Téo & O Mini Mundo, de Caetano Cury. A obra, que entrou em pré-venda no começo do mês, foi apresentada durante uma videochamada com a participação dos leitores e mediação de Rodolfo Bonifácio.
Téo & O Mini Mundo – O lugar do outro é uma compilação das tirinhas produzidas em 2019 e 2020. É o primeiro livro lançado após Caetano deixar a carreira no rádio para se dedicar aos quadrinhos. Téo é um menino que observa um universo contido na lâmina de seu microscópio. Com a borboleta Eulália, Téo filosofa a respeito de tudo o que vê e sente. Os diálogos existenciais são carregados de mensagens profundas que nos levam a refletir sobre nossas próprias vidas.
O prefácio é do jornalista e editor Sidney Gusman. Ele destaca que os textos das tirinhas prendem tanto a atenção do leitor quanto as imagens. “Obviamente, quando se pega uma história em quadrinhos nas mãos, a primeira coisa que chama a atenção é a arte. E o desenho singelo, de traços econômicos e belas aquarelas, já é um convite à leitura. Ou seja, primeira etapa concluída. Mas é ao ler o texto que você está fisgado em definitivo”.
Além das cenas com Téo e Eulália, Téo & O Mini Mundo – O lugar do outro também traz histórias que se tornaram bastante populares na internet, como “A Fadinha e O Espantalho”, “O Homenzinho Estrelado” e “Folha em Branco”. Todas elas abordam o sentir com uma precisão que só a arte é capaz de alcançar.
O livro apresenta ainda reflexões sobre o comportamento das pessoas durante a pandemia da Covid-19. É o registro em quadrinhos de um drama real que abalou o planeta. Algumas tirinhas tratam de medo e negação, mas outras trazem esperança e amor. O leitor vai experimentar diferentes níveis de sensações e se encontrará representado em cada página.
Boa parte do livro, aliás, foi produzida sob os olhares dos fãs de Téo & O Mini Mundo. Por causa do isolamento social imposto pela pandemia, as lives de desenho e pintura dos quadrinhos se tornaram pontos de encontro entre o autor e os leitores, uma experiência marcante que agora é eternizada nesta obra.
Téo & O Mini Mundo – O lugar do outro é vendido com exclusividade na loja virtual do próprio autor (https://teoeominimundo.
Este é o segundo livro da coleção Téo & O Mini Mundo. O primeiro volume foi lançado em 2019 e já conquistou milhares de leitores. As tirinhas de mesmo nome, criadas em 2012, foram indicadas duas vezes ao prêmio HQMix, considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil.
FICHA TÉCNICA
Título: Téo & O Mini Mundo – O lugar do outro
Capa comum: 120 páginas
Edição do autor
Idioma: Português
ISBN: 978-65-992843-0-4
Altura: 18 cm
Largura: 18 cm
Onde comprar: https://www.lojinhadoteo.com.br/
PREFÁCIO
Mini? Que nada!
Quando você entra no site de Téo & O Mini Mundo, está escrito: tirinhas filosóficas em aquarela. Mas não se engane, pois não é só isso. O Caetano Cury oferece muito mais. Sim, é verdade que ele faz você pensar a cada história lida, porém também diverte, emociona e encanta.
Obviamente, quando se pega uma história em quadrinhos nas mãos, a primeira coisa que chama a atenção é a arte. E o desenho singelo, de traços econômicos e belas aquarelas, já é um convite à leitura. Ou seja, primeira etapa concluída.
Mas é ao ler o texto que você está fisgado em definitivo. Porque Caetano Cury é craque com as palavras. Jornalista dos bons, muitas vezes ele cria verdadeiras pérolas somente com o uso correto da pontuação nas frases. E o fato de essas sacadas virem sempre da borboleta Eulália, que faz o papel de “voz da consciência” do pequeno Téo, torna tudo mais poético e singular. Ela é uma professora da vida.
Esta segunda compilação está atualíssima, pois traz as tiras do autor sobre a pandemia que deixou 2020 de pernas para o ar, que casam à perfeição com o subtítulo deste livro: O lugar do outro.
Quando elenquei o primeiro álbum da série entre os melhores quadrinhos que li em 2019, disse que, no Brasil, esse material é o que mais se aproxima da obra do genial argentino Liniers, em termos de sensibilidade. Porque o mundo do Téo só é mini no título. Em termos das possibilidades que oferece aos fãs, ele é, sem dúvida, maxi.
Sidney Gusman
Jornalista e editor
ALGUMAS TIRINHAS DO LIVRO
Para comprar o livro, clique aqui
NA MÍDIA
- Jornal da Região – Guaxupeano Caetano Cury lança segundo livro “Téo & O Mini Mundo”
- Pais & Filhos – “Téo e O Mini Mundo”: segundo livro dos quadrinhos é lançado e te mostramos como comprar
- Universo HQ – Segundo volume de Téo & O Mini Mundo em pré-venda
Deixe um comentário