Rousseau – Tirinha sobre a liberdade

Esta tirinha sobre a liberdade mostra o pensador suíço Jean-Jacques Rousseau chegando a conclusão que o Facebook não é um território livre.

O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado.

Esta tirinha sobre a liberdade mostra o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau chegando a conclusão que o Facebook não é um território livre.

A tirinha de Caetano Cury faz parte da série Téo & O Mini Mundo. Esta tirinha é uma interpretação da obra “Do Contrato Social”, um livro importante na história da filosofia e da política. A principal obra de Rousseau nasceu no Iluminismo e costuma aparecer em vestibulares como o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

O que Rousseau diz nessa tirinha sobre a liberdade:

_O Facebook era terra de ninguém. Mas agora tá cheio de regras. O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado. Preciso postar isso.

A ideia de que o homem nasce livre está em sua principal obra “Do Contrato Social”. É a primeira frase de Rousseau no primeiro capítulo do Livro I.

Ele quer dizer que antes da civilização, o homem vivia em um estado natural. Era o bom selvagem. O homem selvagem era livre. A terra pertencia a todos. A natureza era seu lar. Com o tempo, o homem se multiplicou e passou a viver em grupos cada vez maiores. O homem foi de um estado natural para um estado de sociedade. Conflitos inéditos surgiram. Esse cenário justifica a assinatura de um pacto para que todos vivam em harmonia.

Na visão de Rousseau, no estado de sociedade o homem  é obrigado a ser livre. Parece um paradoxo. Mas é ao limitar as liberdades individuais que se chega ao equilíbrio social.

Ele busca:

“Achar uma forma de sociedade que defenda e proteja com toda força comum a pessoa e os bens de cada sócio, e pela qual, unindo-se cada um a todos, não obedeça todavia senão a si mesmo e fique tão livre como antes”. (Rousseau, 2011, p.25)

Referência:

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2011. Título original francês: Du Contrat Social (1762)

Leia mais aqui.

Compre o livro Do Contrato Social aqui.

A tirinha deste post está disponível no livro Téo & O Mini Mundo – O LIVRO. Compre aqui.

No link abaixo tem outra tirinha sobre o Facebook, também do livro Téo & O Mini Mundo:

https://teoeominimundo.com.br/2017/08/15/um-ser-iluminado/

Quando foi a última vez que você deu um tempo para respirar fundo e olhar para dentro de si?

Imersos em rotinas cada vez mais aceleradas, deixamos de observar detalhes do cotidiano, de questionar comportamentos e de pensar, de verdade, sobre a vida.

Em meio a tudo isso, a coleção de livros Téo & O Mini Mundo surge como um abraço acolhedor que, ao mesmo tempo, entretém, encanta e provoca reflexões.

São três volumes com 271 tirinhas para ler, reler e se emocionar. Horas de leitura garantida para levar por onde você for e também para presentear pessoas queridas com afeto em forma de livro.

Téo & O Mini Mundo são tirinhas desenhadas e coloridas a mão pelo quadrinista e aquarelista brasileiro Caetano Cury.

Estas pequenas histórias fazem o maior sucesso no mundo digital: já são mais de 338 mil fãs no Instagram!

“No mundo da atualidade, onde alguns desenhos animados e histórias em quadrinhos enaltecem a violência sob efeitos especiais frios feitos por computador, Téo & O Mini Mundo nos mostra uma verdade quente por trás das pinceladas de aquarela. É um oásis, um alento para a alma e o coração.”

Marcelo Bonfá, artista plástico, bateria e compositor da banda Legião Urbana.

Um menino, uma borboleta filosófica e um microscópio para ver a vida

Na companhia de sua amiga, a borboleta Eulália, o menino Téo observa atento nosso Mini Mundo através de um microscópio e dispara reflexões filosóficas sobre o cotidiano, sobre as pessoas e sobre o seu próprio eu.

Juntos, eles protagonizam diálogos profundos, carregados de sensibilidade, traduzidos em palavras simples, mas que tocam corações e mentes de jovens e adultos.

“O desenho singelo, de traços econômicos e belas aquarelas, já é um convite à leitura. Mas é ao ler o texto que você está fisgado em definitivo”

Sidney Gusman, jornalista e editor da Mauricio de Sousa Produções

Além de Téo & Eulália, também aparecem outros personagens nas tirinhas Téo & O Mini Mundo, sempre transitando entre autoconhecimento, humor e amor.

Quem é o autor?

Caetano Cury é um jornalista, aquarelista e quadrinista brasileiro, de 39 anos.

Caetano foi apresentador e repórter da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Trabalhou também nas rádios BandNews FM e CBN de Ribeirão Preto-SP. Como repórter de rádio, ganhou o prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos.

Caetano mora hoje em Guaxupé-MG e se dedica em tempo integral à criação e divulgação de seus quadrinhos. Sempre que possível, participa de eventos literários em diferentes cidades brasileiras.

Disponíveis em 3 volumes, os livros da coleção Téo & O Mini Mundo são ideais para quem busca uma leitura que une observações profundas à leveza das histórias em quadrinhos.

Prêmios e indicações

2 vezes vencedor do Prêmio Angelo Agostini

Menção honrosa no Salão Internacional de Humor de Piracicaba

7 vezes indicado ao Troféu HQ Mix

Eleito um dos melhores quadrinhos de 2019¹ e 2022².

Sucesso no Catarse: o volume 3 atingiu mais 500% da meta inicial da campanha de financiamento coletivo.

¹ Lista anual do jornalista Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções e um dos maiores especialistas em quadrinhos do Brasil.

² Lista do Portal Central HQs, um dos principais canais de quadrinhos do Brasil.

Caetano Cury é a personificação do “menos é mais”. É a sofisticação da capacidade de síntese, da poesia do traço e da sinfonia de cores. E Téo & O Mini Mundo é essa ópera visual magnífica que te encanta e arrebata.

Daniel Miranda (NegroGeek), crítico de histórias em quadrinhos

As tirinhas de Caetano Cury já foram publicadas em diversos livros didáticos, provas e até no Enem.

As histórias são amplamente utilizadas em consultórios de psicologia como material de apoio durante as consultas.

Os quadrinhos também inspiram palestras e reflexões em outras áreas.

Recentemente, as tirinhas do Téo & O Mini Mundo foram tema de uma palestra inteira da professora Lúcia Helena Galvão, da Escola de Filosofia Nova Acrópole.

A coleção inclui:

  • 1 exemplar do livro Téo & O Mini Mundo – O LIVRO96 páginas com 121 tirinhas;
  • 1 exemplar do livro Téo & O Mini Mundo – O Lugar do Outro120 páginas com 60 tirinhas;
  • 1 exemplar do livro Téo & O Mini Mundo – Quentinho no Coração120 páginas com 90 tirinhas;

Se você, por qualquer motivo, quiser devolver os livros após a compra, é só acionar nosso atendimento ao cliente em até 7 dias corridos após o recebimento do pedido. Seu investimento será devolvido na íntegra.

Para qual idade o Téo & O Mini Mundo é indicado?

O Téo & O Mini Mundo pode ser lido por pessoas de qualquer idade, embora os livros não sejam direcionados para o público infantil. As tirinhas são mais facilmente compreendidas por jovens a partir de 12 anos e adultos, assim como as tirinhas Calvin & Haroldo e Mafalda que, apesar do traço simples e aparentemente infantil, trazem reflexões profundas por trás de cada historinha. Se você quiser conhecer um pouco mais o conteúdo dos livros antes de comprar, acesse o Instagram do Téo & O Mini Mundo e leia as tirinhas que já foram publicadas por lá.

O que é Téo & O Mini Mundo?

Téo & O Mini Mundo são tirinhas criadas pelo quadrinista brasileiro Caetano Cury. São pequenas histórias que abordam temas como autoconhecimento, humor e amor. A coleção reúne mais de 270 tirinhas que proporcionam uma pausa reflexiva no cotidiano acelerado.

Quem é o autor, Caetano Cury?

Caetano Cury é um jornalista, aquarelista e quadrinista brasileiro. Nascido em 1985, Cury ganhou prêmios como repórter de rádio e hoje se dedica integralmente à criação e divulgação de suas tirinhas em aquarela.

Como posso adquirir a coleção Téo & O Mini Mundo?

A coleção está disponível em três volumes: O Livro, O Lugar do Outro e Quentinho no Coração. Você pode adquiri-los agora com desconto clicando aqui.

Quais prêmios e reconhecimentos as tirinhas Téo & O Mini Mundo receberam?

As tirinhas Téo & O Mini Mundo receberam prêmios como o Angelo Agostini, menção honrosa no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e indicações ao Troféu HQ Mix. Além disso, foi eleito um dos melhores quadrinhos em 2019 e 2022.

As tirinhas de Téo & O Mini Mundo têm aplicações além do entretenimento?

Sim, as tirinhas já foram publicadas em livros didáticos, provas e até no Enem. Além disso, são utilizadas em consultórios de psicologia como material de apoio, inspiram palestras e reflexões em diversas áreas.

Téo & O Mini Mundo © 2025 | Todos os direitos reservados.


Publicado

por

Comentários

3 respostas para “Rousseau – Tirinha sobre a liberdade”

  1. Avatar de Antônia Volpato
    Antônia Volpato

    A verdadeira liberdade, só existe dentro de nós mesmos ! É a essência livre, da prisão que é o ego!

  2. Avatar de Adriana Silva
    Adriana Silva

    Como faz para adquirir o seu livro, Caetano?

  3. Avatar de caetanocury
    caetanocury

    Oi Adriana,

    Você pode comprar o livro em nossa lojinha virtual: http://www.lojinhadoteo.com.br

    Muito obrigado pelo interesse!

    Caetano Cury

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *